O Plano de Interiorização das ações da Caixa de Assistência é o legado da gestão 2019/2021 para as próximas gestões e gerações da Advocacia.
A maior herança da gestão 2019/2021 frente à Caixa de Assistência dos Advogados, com certeza, foi o Plano de Interiorização atendendo a um dos principais anseios da Advocacia gaúcha: levar para os quatro cantos do estado os serviços oferecidos para os colegas da capital, com a mesma qualidade e excelência.
“Além disso, o plano contemplou uma maior aproximação da CAA/RS junto aos dirigentes das 106 Subseções do Rio Grande do Sul, para assim, compreender melhor suas necessidades e nortear ações condizentes com a realidade de cada localidade”, destaca a vice-presidente da CAA/RS e primeira coordenadora das ações no interior, Mariana Melara Reis.
Foram inúmeras as frentes e ações adotadas pela Caixa de Assistência para contemplar a Advocacia gaúcha.
A aquisição do Ônibus da Saúde, adaptado e equipado com tecnologia de ponta para realizar atendimentos médicos e odontológicos, foi a consolidação do plano de interiorização. O veículo começou a rodar o estado em março de 2020, coincidindo com o início das restrições da Pandemia do Coronavírus. Sendo assim, o Ônibus da Saúde deu início as visitas nas Subseções para a realização da Campanha de Testagem contra o Covid-19. De lá para cá já foram realizados 12.575 testes rápidos IgG + IgM.
Outra ação em que o Ônibus da Saúde percorreu o estado foi a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em 2021, a ação teve início no dia 5 de abril, quando se abriu o período de agendamentos/pagamentos. A aplicação começou no dia 7 de abril, no saguão do prédio da OAB/RS, e pelo estado junto as farmácias/laboratórios/clínicas parceiras ou visita do Ônibus da Saúde, respeitando um cronograma de logística. Neste ano, foram aplicadas 15.161 doses do imunizante.
Os colegas do interior ainda receberam a visita do Ônibus da Saúde para a realização de exames, testes rápidos e atendimentos odontológicos, em cronograma montado pela CAA/RS, oferecendo estes serviços em diversas Subseções do Rio Grande do Sul.
Com a amenização das restrições da pandemia, a CAA/RS colocou em prática a realização de Encontros Regionais de Delegados para apresentar os serviços e benefícios que a Caixa gaúcha oferece, além de ouvir os anseios dos dirigentes locais. Os encontros ocorreram na Serra / Caxias do Sul (11/06), Planalto / Carazinho (16/07), Vales / Santa Cruz do Sul (06/08), Central, Missões, Fronteira / Santa Maria (13/08), Litoral / Santo Antônio da Patrulha (10/09), Metropolitana / Canoas (24/09) e Costa Doce / Pelotas (08/10).
Outra frente que a CAA/RS abraçou foi a renovação de mobiliário/equipamentos em diversas Subseções, objetivando atender as necessidades dos colegas e oferecendo melhores condições de trabalho. Nesta mesma linha, somam-se ações ainda mais significativas, que foram as inaugurações das Regionais Canoas e Santa Maria, que se juntam a outras regionais já existentes: Caxias do Sul, Bagé, Pelotas e Rio Grande. Vale lembrar que em diversas Subseções pelo estado a CAA/RS se faz presente oferecendo serviços específicos na área médica e odontológica.
“Todas as ações da CAA/RS nesta gestão foram voltadas a atender de forma igualitária a Advocacia da capital e do interior. Em 2020 vivenciamos a chegada de uma pandemia, um momento nunca imaginado por nós, que atingiu a saúde pública e balançou de forma drástica a economia mundial. Mesmo assim, o trabalho na Caixa de Assistência não cessou. Mantivemos os serviços existentes, ampliamos benefícios, criamos novos serviços e damos start em nosso Plano de Interiorização, iniciando com a Campanha de testagem Covid-19. Hoje, podemos dizer que nosso projeto atingiu seus objetivos, que foi o de estar junto à Advocacia, não somente por meio de serviços, mas com a presença da CAA/RS para oferecer aquilo que ela se propõe: dar assistência aos colegas de todo o estado”, destaca o presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin.
A gestão 2019/2021 deixa para as próximas gestões e gerações da Advocacia projetos que visam a saúde dos colegas. Antes mesmo da pandemia chegar, a CAA/RS lançou um serviço de atendimento on-line junto a psicólogos por meio da plataforma Psicologia Viva. As consultas tratam de situações como estresse, relacionamentos amorosos e familiares, ansiedade, relacionamentos profissionais e carreira, depressão, entre outros. Cada consulta figura um valor de R$ 39 para a Advocacia inscrita na OAB/RS. (Clique AQUI)
Nesta mesma linha, a CAA/RS lançou o serviço de Telemedicina, uma iniciativa encabeçada pela CONCAD - Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, para as 27 CAA’s do país. As consultas on-line são realizadas pela plataforma Conexa Saúde, uma das mais conceituadas do Brasil, oferecendo para a Advocacia 22 especialidades médicas a um custo que varia entre R$ 40 e R$ 80, a consulta. (Clique AQUI)
Ainda nesta gestão, a Caixa de Assistência gaúcha ampliou os serviços de odontologia, fazendo os mesmos serviços oferecidos na capital e nas unidades da CAA/RS aos colegas do interior, por meio da rede credenciada junto à Uniodonto, oferecendo consultas avulsas. Os procedimentos oferecidos, valores e profissionais cadastrados podem ser conferidos no sistema de agendamento on-line: www.caars.org.br/uniodonto/. O valor base de grande maioria dos procedimentos é de R$ 40.
E para selar o plano de interiorização a CAA/RS lançou a Clínica de Vacinas. Levando em consideração o sucesso da campanha de vacinação contra a gripe, que registra grande procura por parte da Advocacia, a Caixa de Assistência decidiu ampliar a carta de vacinas e oferece-la para a advocacia/dependentes, principalmente ao público infantil. Em um primeiro momento a Clínica de Vacinas contempla a advocacia/dependentes de Porto Alegre e região metropolitana. A sala de aplicação fica no prédio sede da OAB, no Centro Médico da CAA/RS. Posteriormente o serviço chegará aos colegas do interior por meio da visita do Ônibus da Saúde. (Clique AQUI)
Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412
09/12/2021