Oftalmologia – consultas rotineiras ajudam a prevenir doenças e complicações
13/12/2021

Olfato, paladar, visão, audição e tato são os cinco sentidos do corpo humano. E como é bom quando todos eles funcionam em harmonia! Neste conteúdo, especificamente, falaremos sobre a visão, pois imagine não poder contar com este sentido para apreciar as belezas desse mundão? Ou até mesmo ter dificuldade para uma boa leitura? Por isso a importância de manter cuidado constante.
A visita no oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, não é uma rotina apenas para a terceira idade. O acompanhamento deve começar desde cedo, pois assim se constata anormalidades de forma precoce resolvendo de imediato o problema ou amenizando seus efeitos. Síndrome do olho seco, glaucoma, catarata, doenças retinianas e necessidade de óculos são comuns em idades mais avançadas, mas podem atingir também os jovens ou até mesmo crianças.
Quem pode falar com propriedade sobre o tema é a oftalmologista da CAA/RS, Denise de Borba Antunes, que traz um rico conteúdo sobre doenças, prevenção e dicas para cuidar bem da visão.
Quais são as principais doenças relacionadas à visão que podem atingir tanto pessoas mais idosas quanto os mais jovens? Erros refracionais (necessidade de óculos), síndrome de olho seco, catarata, doenças retinianas, inflamações nas pálpebras e glaucoma.
Como já citado, é importante a visita anual no oftalmologista para exames rotineiros. Quais são as doenças mais comuns e que podem ser manejadas de imediato com tratamento efetivo? Erros refracionais, inflamações de pálpebras, cílios, conjuntivas e superfície ocular além de olho seco são facilmente detectadas e manejadas a nível ambulatorial.
Quais são os sinais de que algo está errado com a visão? Embaçamento ou baixa de acuidade visual (esporádica ou persistente), olhos vermelhos, lacrimejamento, drenagem de secreção, sensação de corpo estranho, coceira e dor ocular.
Hoje, tanto crianças, quanto adultos exigem muito da visão devido a utilização de telefones, computadores, além de aparelhos de televisão. No que isso pode prejudicar a visão? Que dicas daria para não prejudicar tanto da visão neste caso? O uso de telas predispõe a síndrome de olho seco, além de “miopizar” (ou seja, desenvolver ou piorar quadros de miopia - transitoriamente ou definitivamente). Recomenda-se uso de lentes com filtro de luz azul. Também se orienta pausas (por exemplo, olhar para longe por 20 segundos a cada 20 minutos olhando para perto – telas, livros).
A alimentação tem alguma influência na funcionalidade da visão? A alimentação é uma das formas mais importantes de interação do nosso corpo com o meio ambiente, interferindo em todas as respostas metabólicas e adaptativas do nosso organismo ao meio que estamos inseridos. Desta forma, prioriza-se alimentação livre de industrializados ultraprocessados (excesso de corantes, conservantes e aditivos químicos), açúcares de todos os tipos e carboidratos simples. De forma geral, excessos são prejudiciais. Alimentação balanceada, livre de alimentos inflamatórios e preferencialmente orgânicos é uma grande aliada na manutenção da saúde global. Degenerações retinianas e catarata são as principais patologias oculares que podem ser evitadas ou retardadas com os cuidados alimentares.
Quais cuidados diários deve-se adotar para cuidar da visão e até mesmo prevenir doenças? Pausas ao olhar para perto, higienizar pálpebras e cílios com shampoo neutro, evitar coçar os olhos e nunca utilizar colírios sem orientação e acompanhamento de médico oftalmologista.
Uso de óculos – quem usa óculos “para longe” (miopia) deve usar mesmo quando for para leitura, computador, que ficam mais à frente dos olhos? Míopes, via de regra, enxergam para perto sem a necessidade dos seus óculos, porém recomenda-se o uso continuo devido ao filtro de luz azul.
MITOS e VERDADES sobre a visão:
- Não usar óculos pode prejudicar definitivamente a visão (meio MITO, meio VERDADE! Crianças devem, SEMPRE, permanecer de óculos)
- Primeira consulta com oftalmologista ao nascimento (VERDADE)
- Crianças não precisam avaliação anual (MITO – consulta deve ser semestral ou anual, a depender da idade)
- Quem tem diabetes, hipertensão arterial e doenças reumatológicas devem consultar anualmente para exame de fundo de olho (VERDADE)
- Se eu faço cirurgia para correção do grau, posso deixar de ir ao oftalmologista com frequência (MITO, especialmente se o paciente era míope)
- Sempre são necessários exames adicionais para check-up oftalmológico (MITO! Exames adicionais são a exceção)
- Posso ter catarata e/ou glaucoma e não ter sintomas (VERDADE)
- Glaucoma é pressão alta nos olhos (MITO! Glaucoma é uma doença do nervo ocular; pressão elevada dentro dos olhos é um fator de risco para glaucoma, mas não é o glaucoma)
- Existem pessoas com glaucoma mesmo com a pressão ocular normal (VERDADE, VERDADEIRA)
- Se tenho hipertensão arterial, tenho hipertensão ocular (MITO)
- Posso usar lentes de contato e não ter óculos (MITO, usuários de lentes de contato devem sempre ter óculos e usá-los quando possível)
- Nunca devo dormir de lente de contato (VERDADE! NUNCA, JAMAIS dormir de lente de contato)
- Posso entrar na piscina de lente de contato (MITO! Não se recomenda uso de lente de contato em água doce)
- Posso entrar com lente de contato no mar (VERDADE! Mas é bem comum perder as lentes na praia)
- Pandemia de míopes (VERDADE! O uso de telas desde a primeira infância aumenta muito o desenvolvimento de miopia)
- Míopes tem mais risco de cegueira (VERDADE! Míopes apresentam maior chance de descolamento de retina)
A Advocacia, estagiários e dependentes inscritos na CAA/RS podem se consultar nesta especialidade no Centro de Saúde ou junto à rede credenciada.
Saiba mais sobre os serviços do Centro de Saúde. Clique AQUI.
Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412
13/12/2021