Home / Noticias / 10.11.2021

Urologia – prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

10/11/2021

https://bit.ly/3bojQ32
202110291234140.png

Modalidade é voltada para homens e mulheres, mas, especialmente, em novembro evidenciam-se os cuidados com sistema reprodutor masculino.

Quem pensa que urologia é voltada, exclusivamente, ao público masculino está completamente equivocado! Ela é uma especialidade clínica e cirúrgica focada em próstata, rins, ureteres, bexiga, uretra, bem como diagnostica e trata as demais doenças do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino.

Mas, claro, estamos em novembro, mês em que se evidencia a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. E é este assunto que será abordado pelo Dr. Ivan Borges, médico urologista que atua no Centro Médico da Caixa de Assistência dos Advogados.

A CAA/RS está em plena campanha Previne Azul, quando, tradicionalmente, subsidia parte do valor do exame de sangue PSA, que detecta alterações na próstata. O exame pode ser feito pelos advogados, estagiários e dependentes devidamente inscritos nos quadros da CAA/RS (Saiba mais AQUI)

O Dr. Ivan fala da importância de realizar anualmente este exame preventivo. “Um dos exames que faz parte da avaliação inicial na prevenção do câncer de próstata é o PSA, realizado por meio da coleta de sangue. Apesar da possibilidade de estar aumentado por outros motivos, sua elevação pode estar relacionada ao surgimento de um tumor na próstata”.

Conforme o médico, o câncer de próstata costuma se manifestar de uma maneira silenciosa. “Por isso, é extremamente importante fazer as consultas de revisão e os exames complementares. A despeito de apresentar um crescimento lento, ele ainda é a segunda causa de mortalidade por câncer em homens no Brasil”.

Hoje, ainda há muito preconceito quanto aos exames preventivos voltados para o homem. Além do exame PSA, que avalia a concentração da enzima produzida pela próstata, ainda se orienta o exame de toque retal. “O tão falado exame de toque retal fornece informações extremamente relevantes acerca da presença de nódulos suspeitos e da consistência da próstata. Embora alguns pacientes ainda tenham receio e preconceito com o exame, ele pode ajudar sobremaneira no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Graças as campanhas mais frequentes de divulgação na mídia sobre o tema, os homens têm compreendido cada vez mais a importância da realização do mesmo”.

Quando o assunto são “doenças que acometem a próstata”, Dr. Ivan diz que é preciso destacar duas afecções muito prevalentes no homem, apesar de distintas: além do câncer de próstata, ainda há a hiperplasia benigna da próstata. “Nesse caso, o aumento do tamanho da próstata causa dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de bexiga cheia. Não raro, os pacientes necessitam interromper seu sono durante a noite por diversas vezes para ir ao banheiro. Nessas situações, o tratamento passa por uso de medicamentos específicos e, em alguns casos, por procedimentos cirúrgicos”, finaliza.

Novembro é o mês azul, em que o tema ganha evidência, mas para cuidar da saúde não há tempo. A Advocacia, estagiários e dependentes inscritos na CAA/RS podem se consultar nesta especialidade no Centro de Saúde ou junto à rede credenciada.

Saiba mais sobre os serviços do Centro de Saúde. Clique AQUI.

 

 

Texto: Carla Wendt / Jornalista DRT 6412

10/11/2021



Notícia anterior

CAA/RS lança Clínica de Vacinas

03.11.2021
Próxima notícia

Fique atento (a) a abertura de agenda do Centro Médico

10.11.2021

Principais notícias

Ver todas